domingo, 28 de janeiro de 2024

Quarto Domingo Do Tempo Comum

 


Quarto Domingo Do Tempo Comum - Deuteronômio 18,
18

(Vou suscitar-lhes do meio dos irmãos um profeta semelhante a ti. Porei as minhas palavras em sua boca e ele lhes comunicará tudo o que eu lhe mandar)

 

Moisés e a multidão
Não veem mais os espinhos
Da injustiça, fome e dor.
 
Ficam quietos, tapando os olhos,
Ouvindo a voz: "Libertai o meu povo!"
Falam a partir do que ouvem.
 
Jesus e os seus seguidores
Não suportam mais ver o mundo cruel:
Pessoas possuídas, com medo e gritando.
 
Ficam em silêncio, ouvindo a voz,
Falam a partir do que ouvem.
 
Um novo som: silêncio,

Não grite cedo demais.

 

Interpretação

O texto compara as figuras de Moisés e Jesus, ambos líderes religiosos que se levantaram contra a injustiça e a opressão.

O primeiro verso fala de Moisés e uma grande multidão que, diante da injustiça, da fome e da escravidão, não conseguem mais ver a realidade. Eles se calam, tapando os olhos, e ouvem a voz de Deus que lhes diz: "libertai o meu povo". Essa voz os inspira a falar e agir em favor da libertação.

O segundo verso fala de Jesus, que também está acompanhado por uma multidão. Essa multidão é formada por pessoas que não aguentam mais ver o mundo atroz, com pessoas possuídas, com medo e gritando. Jesus também se cala, ouve a voz de Deus e fala a partir do que ouve.

O terceiro verso fala de um novo som, o silêncio. Esse silêncio é uma mensagem de esperança, de que é possível mudar o mundo, mas que isso requer paciência e ação. É preciso ouvir a voz de Deus e agir a partir dela, sem gritar cedo demais.

Esse texto pode ser interpretado de diversas maneiras. Outra interpretação possível é a seguinte:

Moisés e Jesus são exemplos de líderes que se levantaram contra a injustiça e a opressão. Eles mostraram que é possível mudar o mundo, mas que isso requer coragem, determinação e fé. O silêncio é uma mensagem de esperança.

Ele também nos lembra que é possível mudar o nosso mundo interno, mas que isso requer paciência e ação. Não devemos gritar cedo demais, pois isso pode levar à violência e à frustração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário