sábado, 4 de novembro de 2023

Prezados leitores,

 

Faz onze anos que postei pela última vez algo no meu blog. Pouco a pouco, o celular foi tomando conta do mundo midiático, no qual o WhatsApp se destaca na comunicação por ser fácil, portátil e corresponder ao mundo do corre-corre. Notícias rápidas, palavras abreviadas e os sentimentos começaram a ser expressos através de smileys, emojis, emoticons, stories, instagram etc., ajudando-nos a não perdermos tempo e mesmo assim cumprirmos com as nossas obrigações de sermos bonzinhos e educados. O celular veio para ficar, apenas podendo diminuir em tamanho, ao ponto de caber hoje no nosso pulso.

De repente, fiquei com saudade do meu Blog! Deve ser, porque parei de correr neste mundo e tornei-me adepto da tranquilidade e calma, impostas pela própria idade, que alcancei, talvez, por ter participado desta corrida!

Resolvi dar uma olhada no meu Blog enferrujado e reli as postagens dos anos 2010, 2011 e 2012. Não foram muitas! Apenas 37! Todas elas traduções!

Eu sei que o conteúdo é pouco original, mas nem todos somos escritores e criadores de ideias novas. Mas há tanta coisa bonita que outros escreveram numa língua diferente da nossa e que nunca chegam ao nosso conhecimento! E aí penso: “Que bacana esse artigo, esse livro! Talvez mais alguém gostaria de ler isso!”

Então, o que eu pretendo postar no meu Blog?

Ao ler as notícias na Internet, deparei-me com uma mensagem que, na Igreja Católica, o ano litúrgico do ano 2024 será o ano B. O que vem a ser isso? Através dos evangelhos lidos nas missas dominicais, a Igreja quer instruir aos seus fiéis os ensinamentos do Cristo, narrados nos Evangelhos da Bíblia. Visto que os 52 domingos de um ano não são suficientes para transmitir tudo, resolveu espalhar as mensagens sobre 3 anos, chamados: Ano A, Ano B e Ano C. No ano A será contemplado o Evangelho de São Mateus, no ano B o de São Marcos e no ano C o Evangelho de São Lucas. O Evangelho de São João é reservado para ocasiões especiais. Agora você pode perguntar: mas como se sabe qual é o ano A, B e C?

Para isso há um truque interessante. Sabendo-se de um ano se é Ano C, logicamente, a gente vai saber qual é o Ano A e B. Estabeleceu-se então que quando a soma dos algarismos de um ano for um múltiplo de 3, aquele ano será o ANO C. Se pegarmos o ano 2022, notamos que 2+0+2+2= 6. Seis é um múltiplo de 3, portanto, o ano 2022 é ANO C. Logicamente, o ano de 2023 é o ano A e o ano 2024 é o ano B. Em seguida, o ano 2025 será de novo o ano C (2+0+2+5 = 9  -  múltiplo de 3).

Mas o que isso tem a ver com as postagens no meu Blog?

Em 1999, um grande amigo meu, Servaas Bellemakers, neerlandês, teólogo, liturgista, escritor, diretor da pastoral da juventude na Universidade de Tilburg, falecido em 2020, me presenteou com todos os livros que ele escreveu. A maioria deles eu traduzi. Entre eles estava um livro com desenhos de Wim Hessels, referentes aos evangelhos dominicais do ano 1997 (portanto Ano B), interpretados por Servaas Bellemakers mediante um curto poema despretensioso, mas reflexivo. A tradução do título do livro é: "Intérprete de Retratos Falantes - Os domingos do Ano B desenhados e escritos".

Meu plano é publicar no meu Blog, todos os domingos do ano B de 2024, o desenho de Wim Hessels e a tradução da reflexão de Servaas Bellemakers referentes ao evangelho de cada domingo.

O Ano B litúrgico sempre começa no primeiro domingo do advento, que este ano será no dia 03 de dezembro. Antes disso, porém, publicarei ainda algo sobre o desenhista e autor, pois: “Dê a César o que é do César e a Deus o que é de Deus”!

Caso queira ter acesso ao meu blog com todo o conteúdo, abra-o e guarde-o nos seus favoritos, no seu computador ou laptop com o nome Verbatin!.

O link é: http://geminiano-verbatin.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário