sexta-feira, 26 de abril de 2024

5º Domingo da Páscoa

 

Quinto Domingo Da Páscoa - João 15, 1-8

(Eu sou a videira verdadeira e o meu Pai é o agricultor.  ... Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele dará muito fruto... Meu Pai será glorificado, se derdes muito fruto, e assim sereis meus discípulos.)

O fazendeiro pode estar satisfeito.
Havia uma videira no Egito.
Ele o desenterrou com cuidado.
 
Ele lavrou o solo,
Plantou a muda com as próprias mãos,
Cuidou dela e a zelou.
 
E veja: há muitos ramos,
Frutas, mãos cheias.
 
O cansaço da poda já passou
E o agricultor se lembra de uma velha canção:
 
“Nunca mais retire as mãos
Daquele a quem você escolheu:

O homem, o filho da vossa graça”.


Reflexão:

 

Neste texto, podemos refletir sobre a relação entre o agricultor, a videira e os ramos, à luz das palavras de Jesus no Evangelho de João. O agricultor representa Deus, que cuida da videira (que é Jesus) e dos ramos (que são os discípulos). Assim como um agricultor se dedica a cultivar e cuidar da sua plantação, Deus se dedica a cuidar de nós, seus filhos.

 

A imagem da videira também nos lembra da importância da conexão e da união com Jesus. Assim como os ramos precisam permanecer ligados à videira para dar frutos, nós precisamos permanecer unidos a Jesus para termos uma vida frutífera e significativa.

A referência à velha canção no final do texto pode nos lembrar do compromisso de Deus conosco. Ele nos escolheu e nos convida a permanecer em sua graça, a nos mantermos unidos a Ele, para que possamos dar frutos que glorifiquem o Pai.

Em resumo, o texto nos convida a refletir sobre a importância da conexão com Jesus, do cuidado de Deus para conosco e do nosso papel em dar frutos que glorifiquem a Deus e evidenciem nossa condição de discípulos de Jesus.


Texto: Servaas Bellemakers; Desenho: Hans Wessels; Tradução: André Oliehoek e Reflexão com ajuda da IA



Nenhum comentário:

Postar um comentário